Em alguns casos, é possível que uma pessoa receba mais de um benefício ao mesmo tempo, que é a chamada cumulação.
Um ótimo exemplo disso, é quando uma pessoa que já recebendo a pensão por morte, preenche os requisitos para se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. Nesse caso, ela conseguirá receber tanto o benefício de pensão, quanto da sua aposentadoria ao mesmo tempo sem nenhum prejuízo.
No entanto, cabe ressaltar que não são todos os benefícios que é devido à sua cumulação, como é o caso, por exemplo, do benefício assistencial. Este benefício não pode ser recebido de forma cumulativa com nenhum outro benefício do regime previdenciário.
A reforma da previdência trouxe algumas alterações quanto ao recebimento de benefícios de forma simultânea. Isso porque, até a reforma, era possível receber ao mesmo tempo duas aposentadorias ou até mesmo uma aposentadoria e uma pensão de forma integral. Ou seja, a pessoa poderia receber tanto a sua pensão quanto a sua aposentadoria com 100% do valor do seu benefício.
Para saber mais sobre quais benefícios podem ser cumulados e qual o valor do salário e o benefício, é necessário que você procure um advogado especialista da sua confiança.