Segundo a Secretaria da Saúde do Governo do Rio Grande do Sul, as manifestações podem ocorrer já no primeiro ano de vida e incluem crises de dor, icterícia (olhos amarelos), fraqueza, anemia intensa, infecções, complicações renais e oculares, entre outros sintomas. Hoje, não há cura para a doença, mas tratamentos ajudam no controle dos sintomas.
Quais são os benefícios previdenciários para pessoas com doença falciforme?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece benefícios como o auxílio por incapacidade temporária e o auxílio por incapacidade permanente para pessoas diagnosticadas com doença falciforme, desde que atendam aos critérios estabelecidos.
- Auxílio por incapacidade temporária: concedido ao segurado incapacitado para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.
- Auxílio por incapacidade permanente: destinado a quem não pode exercer nenhuma atividade profissional, com caráter duradouro.
Para ambos os benefícios, é necessário comprovar a condição de saúde, manter a qualidade de segurado e ter o mínimo de 12 contribuições ao INSS.